Instituto de Ciências Sociais

Universidade de Brasília

 

As Ciências Sociais, em um país que almeja aprofundar a democracia e o desenvolvimento social e ambientalmente correto, são fundamentais para a criação e divulgação de conhecimentos, bem como para a formação de profissionais e cidadãos que possam contribuir nessa direção. A busca por bem-estar, no contexto de sociedades politicamente democráticas e potencialmente afluentes, traz para as ciências sociais uma dupla tarefa: fazer a crítica política e intelectual da vida social, cultural, econômica e política; propugnar, garantir e preservar a diversidade de visões e opiniões.

As Ciências Sociais fazem parte da UnB desde o seu começo, em 1962, quando da criação do Instituto de Ciências Humanas, dirigido pelo antropólogo Eduardo Galvão. Na verdade, nossa própria universidade foi fundada por um antropólogo, o professor Darcy Ribeiro. O Curso de Ciências Sociais passou a existir formalmente em 1969, há mais de cinco décadas, quando também foi fundado o Departamento de Ciências Sociais. Desde 1970, o núcleo duro das ciências sociais na UnB esteve localizado no mezanino central, oeste, do ICC. Em 1983 e 1986, a sociologia e a antropologia, respectivamente, constituíram-se em departamentos próprios dentro do Instituto de Ciências Humanas. Em 02 de abril de 1996, o Instituto de Ciências Sociais foi criado, composto pelo Departamento de Antropologia, pelo Departamento de Sociologia e pelo Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas e o Caribe. Neste momento, houve uma separação física, permanecendo a Antropologia e Sociologia no ICC, o CEPPAC e a Direção do ICS no edifício Multiuso II.

Em dezembro de 2014, foi inaugurado o Prédio novo do ICS, próximo ao Direito e à FACE, em frente à Colina. Nesta edificação foram instalados o Departamento de Antropologia, o Departamento de Sociologia, a Direção do ICS, a Socius (Consultoria Jr. em Ciências Sociais) e a Associação Brasileira de Antropologia (ABA).

O CEPPAC permaneceu no edifício Multiuso II e em dois de janeiro de 2017 teve o status institucional alterado para Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA), vinculado ao Instituto de Ciências Sociais (ICS). O Departamento assumiu a graduação de Ciências Sociais na modalidade Bacharelado a partir do primeiro semestre de 2019.

O Departamento de Antropologia mantém programas de pós-graduação nos níveis de Mestrado (desde 1972) e Doutorado (desde 1981) e é responsável pela habilitação de Bacharelado em Antropologia na Graduação.

O Departamento de Sociologia mantém programas de Mestrado (desde 1970) e Doutorado (desde 1983), e é responsável pelo curso de Graduação em Ciências Sociais na modalidade Licenciatura e pelo curso de Graduação em Sociologia Bacharelado.

 

Para saber mais acesse os sites abaixo:

 

Departamento de Antropologia (DAN)

 

Associação Brasileira de Antropologia (ABA).

 

Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA)

 

Departamento de Sociologia (SOL)

 

Pós-Graduação em Sociologia (PPG-SOL)

 

Socius (Consultoria Jr. em Ciências Sociais)